terça-feira, 30 de novembro de 2010

Filme e Realidade

Assisti ao filme Tropa de Elite 2. Gostei muito do filme, que não perde em nada para o primeiro em termos de originalidade. Mesmo com praticamente a mesma temática ao fundo, o filme retrata uma outra parte do funcionamento da polícia. Os personagens, mesmo que romantizados, são ainda mais reais do que no primeiro. É um tapa na cara de quem acha que apenas os policiais corruptos são culpados pelo sistema.

O mais interessante foi ver a "ficção" se misturar com a realidade dos recentes episódios do combate ao narcotráfico no Rio de Janeiro. O Showrnalismo (por sinal, título de um excelente livro) da mídia que transmitiu ao vivo toda a ação da polícia deu a impressão de quem se tratava de um filme o que estávamos vendo. Os caveirões, tanques e soldados que invadiram o Complexo do Alemão no último domingo são tão impressionantes que parecem ter saído de um longa-metragem.

As cenas da ação da polícia e de bandidos fugindo da Vila Cruzeiro todos já viram. O interesse pelo assunto me fez pesquisar na internet alguns videos sobre o tráfico no Complexo do Alemão, que não se trata apenas das drogas, mas de uma terra que foi dominada pelas pessoas que ganham dinheiro com elas e que se achavam no direito de governar a favela. O que achei de mais revelador no youtube foi uma reportagem de Roberto Cabrini da TV Record, que posto aqui para que as pessoas vejam o que foi destruído pela ação da polícia e que pode voltar caso os governos federal, estadual e municipal não dêem agora os direitos de cidadão às pessoas que moram naquele lugar.





terça-feira, 23 de novembro de 2010

Only five minutes

Foi tudo que o futebol de criatividade precisou. Nos 5 minutos finais, o técnico Allegri do Milan resolveu punir mais uma vez Ronaldinho Gaúcho colocando-o apenas no fim. A tática dele deu errado. Mesmo tirando Seedorf e Ibra do jogo, deixando o craque quase sozinho na frente, tinha ainda um Robinho. Criticado por muitos o rei das pedaladas mostrou mais uma vez que as suas firulas são objetivas e depois de de "traçar" dois adversários em um só drible desconcertante deixou o dentuço com a apenas um adversário na frente. O zagueiro morreu de medo (eu morreria também, não o culpo) e vacilou. Com a mesma categoria de sempre, Ronaldinho finalizou de forma masgistral, com uma bola de efeito de esquerda no canto direito do goleirão, que nem que tivesse 2 metros chegaria nela.

A descrição é de um apaixonado por futebol bonito que passou quase duas horas em frente ao VT de Milan e Auxerre pela ESPN HD, com narração em inglês (Cade ESPN Brasil?). Que viu um treinador de Cagliari dirigir uum gigante do futebol mundial, que se não fosse pela genialidade de jogadores como Ibra, Robinho e Ronaldinho teria levado o Milan a mais um empate... isso porque o time francês é horrível. Quem em sã consciência imaginaria o meio campo de um time com Ambrosini, Gattuso, Flamini e Boateng. Não estou discutindo a qualidade de nenhum deles, mas as características. Quem desses pode criar alguma jogada inesperada no meio? Nenhum.

Leonardo não era o treinador ideal, até porque deixou que a diretoria do Milan lhe enrolasse com um ataque formado por Borrielo e Huntelar e com Antonini e Abate como laterais. Mas esse Allegri é pior ainda. O que custava armar um time com três volantes, sendo um deles o holandês Seedorf, que além de jogar de forma criativa marca muito bem?

Sou eu o apaixonado por futebol bonito. Difícil perder um jogo, mesmo que por VT, dos times que jogam e poderiam jogar bonito. Sei que esse post pode até parecer chato para quem não torce pelo Milan e não gosta do Ronaldinho, mas o vídeo abaixo agrada a todos com certeza.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amistoso... , mas "divisor de águas"

Esse jogo de daqui a pouco pode ser até um amistoso de fim de ano, mas como o jogo é entre Brasil e Argentina acredito que o resultado dele pode representar o rumo do trabalho de Mano Menezes na seleção brasileira. Antes de qualquer coisa, me coloco ao lado do "novo" comandante se ele escalar o time que vem sendo cogitado na mídia. Mesmo perdendo, estou com ele, porque acredito que essa será a melhor escalação da canarinha nos últimos cinco anos.

Bom, se o Brasil vencer, todos os admiradores do futebol arte serão contemplados com uma sequencia de convocações que privilegiam a habilidade e a criatividade do futebol brasileiro. A volta de Ronaldinho Gaúcho e a infeliz contusão de Pato "obrigaram" Mano a escalar um time imprevisível, adjetivo muitas vezes usado para denegrir ou dizer que o time é irregular ou mesmo sortudo e /ou azarado. Não. Imprevisível porque os três homens de frente podem fazer coisas que seus adversários nunca viram ou não imaginam que alguém pode fazer. Neymar e Robinho são dois atacantes rápidos e habilidosos. Nada mais harmônico do que jogar com um cara que pode ser habilidoso, não tão rápido, mas que tem uma visão de jogo fenomenal.

Mas, se perder, iremos voltar ao velho discurso de que há de se montar uma defesa mais forte porque "ir com tudo pra cima" é dar chance aos contra-ataques. Aí Mano terá que obedecer aos apelos do Plim-Plim e da CBF tirando algum gênio do meio ou da frente para arranjar espaço para mais um cabeça-de-bagre que possa bloquear o bom futebol dos adversários e errar passes na saída de jogo.

O que está em JOGO no JOGO de hoje não é apenas um resultado de amistoso. Hoje teremos a exata noção se iremos ver uma seleção brasileira "imprevisível" ou um discurso "previsível" nos próximos quatro anos do mandato do Mano.

É gol - Olhe bem a imagem abaixo e me diga de quem foi esse gol...




Se não souber não tem importância... porque incrivelmente não foi gol... veja o vídeo abaixo

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O que ficou da Mostra


Não está reconhecendo o idioma do cartaz acima? Vai, não é tão difícil assim...

Trata-se do melhor filme que assisti na Mostra Internacional de Cinema de SP, que acabou no último dia 4. Tudo bem que só tive tempo de ver três longas, afinal de contas não tenho tempo de ir ao cinema em dias de semana, mas tudo bem, porque esse filme compensou tudo.

O idioma é o Finlandês, e esse tanto de letra aí quando traduzido se transforma em "O Ciúmes mora ao lado". Filme que só não é recomendado se você tiver incontinência urinária, porque você vai rir bastante, isso eu garanto.

Lembro que quando garoto, corria direto para as prateleiras onde estava localizado o gênero Comédia nas locadoras. Era o tipo de filme que mais gostava, era o único que me interessava.

Mas os anos se passaram e quem diria, os filmes de comédia foram perdendo sua graça, todos muitos bobinhos. Não havia mais risada neles.

O filme da Finlândia me fez lembrar desse tempo passado, nem lembro a última vez que ri tanto no cinema, ou mesmo no DVD.

"O ciúmes mora ao lado" nos diverte com a história de um casal recém-seperados, mas que continuam a dividir o mesmo teto. Os dois se irritam facilmente um com o outro e na tentativa de "melhorar" a convivência eles estabelecem algumas regras. Entre elas está a de que é proibido levar "novo(a)s amigo(a)s" para dentro de casa. A partir daí é só confusão e muito riso.

Ambos quebram essa lei para tentar fazer com que o outro saia de casa, mas quando percebem só estão querendo mesmo é causar ciúmes no ex-parceiro, um fica se mostrando para o outro. Durante isso as cenas mais inusitadas acontecem enquanto você ainda está tentando tomar ar depois de tanto rir.

Infelizmente deve ser muito improvável que um filme finlandês entre no circuito comercial, mas recomendo muito tentar procurá-lo na internet. Acho até que já vi para baixar. É a nostalgia do riso.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A revolta

Assistam ao vídeo abaixo. O que você acha que poderia estar acontecendo?



O fato curioso aconteceu no campeonato suiço. Revoltados com a mudança de horário da partida para a hora do almoço, torcedores do Basel resolveram atirar bolinhas de tênis no gramado. Porque bolinhas de tênis?

Porque foi devido ao jogo de Roger Federer, que iria fazer a final do ATP da Basiléia, que a partida de futebol teve seu horário alterado.

Foi, no mínimo, um protesto curioso.

Imagine se no Brasil acontece o seguinte: durante a semana você está planejando ir ao jogo com seus amigos, iriam se encontrar depois do almoço na casa da Nonna, eis que você descobre que a TV mudou o horário da partida para mais cedo, porque naquela hora Thomaz Bellucci iria jogar a final da Costa do Sauípe. Irião jogar o quê no gramado?

Pensando bem. Não, não, é forçar muito a barra né?

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aonde estava com a cabeça?

Caros, tinha certeza que na última segunda-feira havia deixado um post por aqui. Para minha surpresa, quando acesso este blog, nada existia.

Fiquei pensando se eu havia apenas planejado uma postagem e acabei não fazendo ou alguma outra coisa. Problema maior é que nem do assunto consigo me lembrar. Mesmo assim continuava certo que havia postado algo.

Minha cabeça está um tanto confusa neste momento, mais ou menos como o goleiro do vídeo abaixo deve ter ficado depois de defender um pênalti e seu rebote, mas advinhe aonde a bola foi parar? É só assistir.



A insólita cena aconteceu no Campeonato Moldavo. Isso mesmo, lá também há um campeonato nacional de futebol.

O jogo era entre Sherriff, time do esperto atacante Edgar Gauracs, contra o Olímpia, do arqueiro azarado Sergei Paschenko.

Será que eles viram o gol de Ronaldo contra Rodolfo Rodriguez no longínquo 1993?

Malandro é o gato.

sábado, 6 de novembro de 2010

Consegui!





Depois de muito procurar, um amigo do trabalho conseguiu uma cópia "não autorizada" do documentário South Of Border (Ao Sul da Fronteira) de Oliver Stone. Comentei sobre esse filme há algum tempo aqui no blog e disse que estava ansioso para vê-lo. Em outro post, disse que, às vezes, a expectativa exagerada pode estragar o filme. Pois bem, a ansiedade e a expectativa não tiraram nem de perto o brilho deste longa-metragem sobre os governos de esquerda na américa latina, dirigido por um cineasta dos EUA.

Ao assistir, percebi o porque da dificuldade de se encontrar esse filme, que eu poderia talvez, num ato de pirataria, publicar no youtube em várias partes. A data de estréia do filme (expressa no cartaz acima) foi junho de 2010! Estamos em novembro e ninguém tem acesso a ele aqui? Alguns sortudos de São Paulo podem até ter assistido, mas porque são atentos à programação das salas, porque não houve sequer um mísero comentário dos críticos de cinema no Brasil.

Ao Sul da Fronteira tem como base o presidente venezuelano Hugo Chavez, que foi alvo de um processo de golpe em seu país (já retratado em "A Revolução não será Televisionada") e que é mostrado pela mídia dos EUA como um "inimigo mortal" da democracia. Não quero aqui começar uma discussão política. O objetivo é analisar o filme. Mas é difícil falar de documentário sem se posicionar sobre seu tema, afinal, "É Tudo Verdade".

Oliver Stone conseguiu reunir em um só filme, depoimentos de Chavez, de Evo Morales, do falecido Nestor Kirchner e de Cristina Kirchner, Lula, Rafael Correa (Equador) e Raul Castro. Conseguiu reunir e organizar todas as sonoras de uma forma pedagógica para os que ainda são iludidos pelos meios de comunicação (eu me incluo nestes). O filme é um poderoso "colírio" para abrir e limpar a sujeira dos olhos de muita gente sobre os "ditadores" do nosso continente.

Stone não deixa de mostrar o passado "golpista" de Hugo Chavez, que tentou tomar o poder na Venezuela após um massacre, que vitimou mais de 100 pessoas em uma revolta popular contra o aumento das passagens de ônibus, no governo que o antecedeu. Mas, ao contrário da grande mídia venezuelana, o diretor norte-americano contextualiza aquela tentativa frustrada de golpe para que o espectador tire as suas próprias conclusões.

Enfim, daria para escrever o dia inteiro sobre o filme, mas eu prefiro que vocês assistam... quem não achar (o que não é muito difícil) pode pedir ao Mário ou a mim. Acho que o Mário ainda não viu, mas vou providenciar uma cópia "não autorizada" para ele.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Horas e horas


Há horas e horas para tudo.

Quem lê este blog e vê a foto acima pode pensar que estou prestes a criticar mais uma vez o garoto Neymar. Mas nem tudo é o que parece.

Critiquei a joia sim diversas vezes, mas fiz porque achei que era o certo e não por questões de time.

Mesmo que não seja certo, mesmo com 13 anos, algum jogador vestir a camisa de um rival, como Neymar fez nessa foto, ele deu agora um exemplo de hombridade. Exemplo que me surpreendeu.

Logo após essa foto ter sido vazada na internet, Neymar tinha marcado uma entrevista coletiva no CT do Santos. Era tudo que diversos repórteres queriam, tirar satisfações do porquê da foto.

Pode ter sido coisa de muleque, uma aposta com amigos, não importa. É fácil de perceber que na imagem ele o o amigo aparecem com as camisas de rivais mas com os shorts do Santos.

Logo veio a primeira pergunta a respeito do assunto.

A assessoria santista quiz encerrar a coletiva, Neymar não. Foi então aconselhado a fugir do assunto, Neymar resolveu bater de frente com o jornalista.

O garoto não esclareceu a foto. Fez mais que isso, fez com que a entrevista seguisse sem ninguém mais perguntar nada.

Mesmo com a cara meio fechada foi curto e grosso ao dizer: "Tenho uma foto com a camisa do Ronaldo também, quer para você publicar? Quer só causar polêmica".

Foi o suficiente. Espero que ele leve essa seriedade e fuga das polêmicas para dentro do campo também, mas sem deixar de ser o que é. Para o bem do futebol.

Depois dessa resposta a torcida santista pouco deve se importar com o real motivo da vestimenta. Aos 13 anos! Quando mesmo cercado de expectavivas, nãp podia imaginar no que viria a ser.

Parabéns Neymar. Que o monstro esteja apenas dentro de campo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sem comentários