domingo, 27 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sejam bem vindos à Candeias!

Pela primeira vez desde que vim morar aqui em 1987, a praia de Candeias vai receber um grande evento musical com direito a shows de Jorge Ben Jor, Móveis Coloniais de Acaju e Mundo Livre S/A, essa última a banda da casa, porque a galera é da área de "Rio Doce/Piedade! Barra de Jangada/Casa Caiada...". O ingresso ainda pode ser trocado aqui mesmo no local e custa 1kg de alimento não-perecível (não vale sal).

O primeiro dia do evento é na sexta (25). Jorge Ben Jor faz sempre o mesmo show mas sempre agrada. Um amigo meu, o grande Paulinho, diz que ele sobe no palco e toca cinco pout-pourri's. É mais ou menos isso mesmo, mas todo mundo gosta, principalmente porque a energia de um show do Jorge é bem legal, todo mundo conhece e gosta das músicas e é um estilo bem dançante.

O sabadão começa com Fred 04 e sua turma, que dispensam apresentações. O grande show do evento para mim é o do Móveis Coloniais de Acaju. Primeiro porque a banda está em pleno funcionamento. Móveis está produzindo novas músicas e tocando em todos os lugares do Brasil e também fora, diferente das outras duas atrações, que não lançam nada novo faz tempo. Além disso, a banda-empresa de Brasília se destaca por ter muitos instrumentistas de qualidade, o que faz o espectador ficar sem saber para onde olhar. Não é uma banda em que o vocalista ou qualquer outro integrante se sobressaia. Todos são atores principais da música.

Tem gente que mora no Recife que acha que o povo daqui mora longe. Se tivesse show assim toda semana ficava pertinho rápido. Aproveitem a oportunidade e venham conhecer a zona sul.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A palhaçada de 1987



O assunto é polêmico, mas queria (re)começar as discussões do blog em alto nível de participação, ainda mais quando temos uma nova ferramenta que facilita o cadastro e os comentários a respeito do assunto levantado. O que vou afirmar é baseado em informações de várias fontes, mas não irei citar nenhuma delas e me responsabilizarei pelas minhas opiniões, que estarão nas entrelinhas ou mesmo claramente nesta postagem.

Em 1987, a CBF representada por "adivinha quem" não quis respeitar os resultados e regras do ano anterior (prática ainda muito comum no futebol) e acabou comprando briga com os 13 maiores clubes do Brasil. Com isso, foram realizados dois campeonatos. No módulo verde estavam as equipes melhores colocadas em 1986, com exceção de América (RJ) e Guarani (SP), enquanto que no Amarelo estavam equipes escolhidas pela CBF. A Confederação e o senhor Eurico Miranda, na época representante do Clube dos 13, assinaram que no fim das duas competições haveria um confronto dos dois módulos.

Contudo, Flamengo e Internacional, campeão e vice do módulo Verde, respectivamente, recusaram-se a disputar os jogos finais com Sport e Guarani, que haviam sido os vencedores do módulo Amarelo. Os clubes alegaram que a decisão não havia sido tomada em comum acordo e que Eurico havia feito o acordo por baixo dos panos (isso é possível?). Ironicamente, o regulamento imposto pela CBF, que previa o cruzamento entre os campeões e vice de cada módulo se tornou inviável, pois no Módulo Amarelo não ficou definido quem era o vice, os finalistas Sport e Guarani após uma prorrogação empataram nos pênaltis em 11 x 11 e dividiram o título em um acordo entre eles.




Por W.O o Sport acabou sendo campeão brasileiro considerado pela CBF e pela justiça comum e representou o Brasil na Taça Libertadores da América. Se fosse respeitado o regulamento de 1986, o Sport não teria o direito de disputar o campeonato junto à equipes como Flamengo e Internacional. Este direito, porém, cabia à Guarani e América (RJ), este último que em sinal de protesto decidiu boicotar o campeonato organizado pela CBF, deixando de comparecer aos jogos e perdendo todos por WO.


Pela minha idade não posso dizer que o Sport tinha um time ruim. Pelo contrário. O que sempre ouvi é que o rubro-negro tinha um timaço, mas o que dizer do Flamengo? Para muitos, a decisão da CBF de considerar o FLA também campeão de 87  é apenas política e outros dizem que é justa.

O campeonato é velho. O fato é novo e a discussão está aberta.



Time do Flamengo: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho; Bebeto, Ailton, Renato Gaúcho, Zico e Zinho.

Time do Sport: Betão, Estevam, Flávio, Rogério, Marco Antônio e Zé Carlos Macaé; Robertinho, Ribamar, Nando, Zico e Neco.

Módulo Verde: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos; Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo; Atlético Mineiro e Cruzeiro; Internacional e Grêmio; Bahia, Coritiba, Santa Cruz e Goiás.

Módulo Amarelo: América-RJ, Atlético-PR, Atlético-GO, Bangu-RJ, Ceará-Ce, Criciúma-SC, CSA-AL, Guarani-SP, Internacional-SP, Joinville-SC, Náutico-PE, Portuguesa-SP, Rio Branco-ES, Sport-PE, Treze-PB e Vitória-BA.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ainda em construção - Acabamentos por fazer



Não somos profissionais do web design. Estamos trabalhando com as novas funções do blogger e com uma ajudinha de Marilia Monteiro que vai dar mais alguns toques de bom gosto neste blog que está ainda passando por uma transformação, mas não pode ser tirado do ar...