segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A palhaçada de 1987



O assunto é polêmico, mas queria (re)começar as discussões do blog em alto nível de participação, ainda mais quando temos uma nova ferramenta que facilita o cadastro e os comentários a respeito do assunto levantado. O que vou afirmar é baseado em informações de várias fontes, mas não irei citar nenhuma delas e me responsabilizarei pelas minhas opiniões, que estarão nas entrelinhas ou mesmo claramente nesta postagem.

Em 1987, a CBF representada por "adivinha quem" não quis respeitar os resultados e regras do ano anterior (prática ainda muito comum no futebol) e acabou comprando briga com os 13 maiores clubes do Brasil. Com isso, foram realizados dois campeonatos. No módulo verde estavam as equipes melhores colocadas em 1986, com exceção de América (RJ) e Guarani (SP), enquanto que no Amarelo estavam equipes escolhidas pela CBF. A Confederação e o senhor Eurico Miranda, na época representante do Clube dos 13, assinaram que no fim das duas competições haveria um confronto dos dois módulos.

Contudo, Flamengo e Internacional, campeão e vice do módulo Verde, respectivamente, recusaram-se a disputar os jogos finais com Sport e Guarani, que haviam sido os vencedores do módulo Amarelo. Os clubes alegaram que a decisão não havia sido tomada em comum acordo e que Eurico havia feito o acordo por baixo dos panos (isso é possível?). Ironicamente, o regulamento imposto pela CBF, que previa o cruzamento entre os campeões e vice de cada módulo se tornou inviável, pois no Módulo Amarelo não ficou definido quem era o vice, os finalistas Sport e Guarani após uma prorrogação empataram nos pênaltis em 11 x 11 e dividiram o título em um acordo entre eles.




Por W.O o Sport acabou sendo campeão brasileiro considerado pela CBF e pela justiça comum e representou o Brasil na Taça Libertadores da América. Se fosse respeitado o regulamento de 1986, o Sport não teria o direito de disputar o campeonato junto à equipes como Flamengo e Internacional. Este direito, porém, cabia à Guarani e América (RJ), este último que em sinal de protesto decidiu boicotar o campeonato organizado pela CBF, deixando de comparecer aos jogos e perdendo todos por WO.


Pela minha idade não posso dizer que o Sport tinha um time ruim. Pelo contrário. O que sempre ouvi é que o rubro-negro tinha um timaço, mas o que dizer do Flamengo? Para muitos, a decisão da CBF de considerar o FLA também campeão de 87  é apenas política e outros dizem que é justa.

O campeonato é velho. O fato é novo e a discussão está aberta.



Time do Flamengo: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho; Bebeto, Ailton, Renato Gaúcho, Zico e Zinho.

Time do Sport: Betão, Estevam, Flávio, Rogério, Marco Antônio e Zé Carlos Macaé; Robertinho, Ribamar, Nando, Zico e Neco.

Módulo Verde: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos; Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo; Atlético Mineiro e Cruzeiro; Internacional e Grêmio; Bahia, Coritiba, Santa Cruz e Goiás.

Módulo Amarelo: América-RJ, Atlético-PR, Atlético-GO, Bangu-RJ, Ceará-Ce, Criciúma-SC, CSA-AL, Guarani-SP, Internacional-SP, Joinville-SC, Náutico-PE, Portuguesa-SP, Rio Branco-ES, Sport-PE, Treze-PB e Vitória-BA.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. então no fim das contas a palhaçada maior foi com o Guarani, que deveria estar no módulo verde. E ainda foi primeiro colocado no amarelo.

    a CBF só faz cagada... e a taça das bolinhas? Os flamenguistas querem que o São Paulo entregue... mas se unificaram os titulos brasileiros (o que foi outra palhaçada) o primeiro penta não foi o Santos?

    ResponderExcluir
  3. Só quero que vc me responda uma pergunta. Você afirma que: "No módulo verde estavam as equipes melhores colocadas em 1986, com exceção de América (RJ) e Guarani (SP), enquanto que no Amarelo estavam equipes escolhidas pela CBF."

    Então porque Guarani (2º), América/RJ (4º), Criciúma (9º), Portuguesa (11º), Inter/Limeira (12º), Atlético/PR (18º), Rio Branco (20º), Bangu (21º), Treze (24º), não disputaram a Copa União em 1987, enquanto que o Santa Cruz (27º), por exemplo, disputou a referida competição?

    Só me responda isso. Mais nada,

    ResponderExcluir
  4. O espaço é democrático e a opinião do blogueiro vale tanto quanto ao de qualquer pessoa que comente. Minha postagem foi embasada em informações de alguns dos principais pesquisadores do futebol nacional,mas nem eles e nem eu somos os donos da história e não conhecemos todos os requintes da competição mais desorganizada do futebol brasileiro em todos os tempo. O campeonato de 1986.

    Porém, das informações que você me questiona posso esclarecer algumas e outras talvez você tenha me esclarecido. Eu sei que Inter de Limeira, Criciúma e Treze participaram da fase final vindos da segundona, ou "torneio paralelo" como chamavam na época, e portanto não tinham direito de usar sua classificação final como critério para 87.

    No caso do Santa Cruz, realmente foi um arrumadinho da CBF, que resolveu incluir também Coritiba e Goiás, times com maiores torcidas em suas regiões, com a desculpa de evitar prejuízos de jogos de pouco público.

    Acho que ficou claro é que não acho que o regulamento tenha sido claro e que o Flamengo era o melhor time naquele ano, mas fez a besteira de não aceitar disputar o título com o Sport, porque, juridicamente falando, o clube dos 13 havia assinado com a CBF aquele cruzamento, mesmo que obscuramente através do Dr. Eurico Miranda.

    ResponderExcluir
  5. Não me venha chamar Eurico Miranda de Doutor. A taça das bolinhas é uma grande porcaria que é oferecida pela caixa economica federal e não pela CBF. Acho muito justo o título ser do Flamengo! E vamo acabar com esse chorôrô.. ganhar título na bola e não no Poder Judiciario bando de chorão!

    ResponderExcluir
  6. SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987
    SPORT CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL DE 2008
    E EM BREVE, HEXA CAMPEÃO PERNAMBUCANO EM 2011.

    Pessoas fazem previsões tão óbvias quanto essa e ainda ficam famosos.

    ResponderExcluir
  7. O que ficou bem claro é que, no Módulo Amarelo, havia Grandes times, como o Sport, por exemplo. E que no módulo Verde, existiam timecos, de pouquíssima expressão no cenário nacional, como o Náutico e o Santa Cruz, por exemplo.

    ResponderExcluir
  8. O título do módulo amarelo foi abdicado pelo guarani em favor do sport.
    O sport jogou novamente com o guarani em dois jogos: 1x1 em são paulo e 1x0 para o sport em recife. O sport foi considerado campeão por causa dessa vitória em recife. Acho que você esqueceu de dizer isso!

    ResponderExcluir