terça-feira, 6 de julho de 2010

As últimas postagens da Copa do Mundo

Depois de alguns dias de marasmo melancólico pela eliminação do Brasil, volto a atualizar este blog que focará outros assuntos depois do dia 11. Chegamos às semifinais da 19ª Copa do Mundo, com Holanda vs Uruguai e Espanha vs Alemanha. Confesso que estou mais empolgado com a partida entre os europeus, mas irei torcer pelos nossos companheiros de continente, ou pelo menos tenho esta intenção.

Só que eu tinha a intenção de torcer pela Argentina, que elogiei no último post por ter levado seis atacantes à Copa do Mundo. Quando a Alemanha fez o primeiro gol vi que não consigo torcer pelos hermanos, pelo contrário, a derrota acachapante deles me fez bem, principalmente porque eles haviam nos gozado um dia antes. Não mudei minha opinião depois desta eliminação da Argentina. Mas se o Maradona não fosse um péssimo treinador, teria percebido que jogos de decisão exigem jogadores de decisão. Aguero, Verón e Diego Milito não poderiam ter ficado de fora. São jogadores que chamam a responsabilidade.

A Alemanha está me encantando. Com uma mescla de jogadores de várias raças, etnias e até nacionalidades, o time de Joachim Löw, é de dar gosto de ver. O time inteiro é muito técnico e tem o sentimento de equipe. Ninguém quer ser o melhor da copa. Eles querem ganhar o tetra. Se ganharem, a Copa estará em ótimas mãos. Tenho até um ídolo alemão/turco agora. Ozil para mim é o maior jogador que já vi jogar pela Alemanha. Joga simples e refinado ao mesmo tempo. Toca a bola de lado e coloca o companheiro na cara no gol com a mesma facilidade.


Os outros semifinalistas não me empolgam. Holanda, Uruguai e Espanha são times bem modestos. A Holanda, que eliminou o Brasil explorando os erros na jogada áerea, não joga um grande futebol, mas tem algumas qualidades individuais. Não acho Robben um grande jogador, mas com certeza ele é uma preocupação para a marcação adverária, o que acaba abrindo espaços para outros dois jogadores. Sneider é um ótimo meio-campista, que tem velocidade, chuta bem de fora e tem ótima visão de jogo. Kuyt é o pior centroavante da seleção Holandesa nos últimos tempos, em termos de técnica. Bergkamp, Kuivert e até Nilsteroy eram mais completos. Mas o que dizer de um jogador que sempre faz jogadas para a equipe, quase nunca fica impedido e quase sempre está no lugar certo? Kuyt é menos técnico, mas é muito inteligente.


Nuestros otros hermanos. O Uruguai não tem nada que justifique um título mundial. Passou de Gana por um milagre e tem nos pés de Forlan, sua única fonte de criatividade, mas como eu mesmo disse aqui neste blog na estréia deles na Copa: "Ouvi alguns dizerem que o time de Diego Forlán não assustava ninguém faz tempo e é verdade, mas nunca se menosprezou tanto a seleção Uruguaia, que sempre entra nas copas do mundo com algum respeito dos adversários. Pode ser que isso dê uma motivação maior ainda para eles." Se chegaram até as semifinais, porque não acreditar que podem ir mais longe. É muito mais difícil, mas eles já provaram que podiam mais do que todos pensavam.

O post já está muito longo e o que tenho a dizer da Espanha é curto. Muito barulho por nada. Expectativa demais e futebol de menos. O Paraguai merecia ter passado de fase pela mediocridade do futebol da fúria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário