sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O que ficou da Mostra


Não está reconhecendo o idioma do cartaz acima? Vai, não é tão difícil assim...

Trata-se do melhor filme que assisti na Mostra Internacional de Cinema de SP, que acabou no último dia 4. Tudo bem que só tive tempo de ver três longas, afinal de contas não tenho tempo de ir ao cinema em dias de semana, mas tudo bem, porque esse filme compensou tudo.

O idioma é o Finlandês, e esse tanto de letra aí quando traduzido se transforma em "O Ciúmes mora ao lado". Filme que só não é recomendado se você tiver incontinência urinária, porque você vai rir bastante, isso eu garanto.

Lembro que quando garoto, corria direto para as prateleiras onde estava localizado o gênero Comédia nas locadoras. Era o tipo de filme que mais gostava, era o único que me interessava.

Mas os anos se passaram e quem diria, os filmes de comédia foram perdendo sua graça, todos muitos bobinhos. Não havia mais risada neles.

O filme da Finlândia me fez lembrar desse tempo passado, nem lembro a última vez que ri tanto no cinema, ou mesmo no DVD.

"O ciúmes mora ao lado" nos diverte com a história de um casal recém-seperados, mas que continuam a dividir o mesmo teto. Os dois se irritam facilmente um com o outro e na tentativa de "melhorar" a convivência eles estabelecem algumas regras. Entre elas está a de que é proibido levar "novo(a)s amigo(a)s" para dentro de casa. A partir daí é só confusão e muito riso.

Ambos quebram essa lei para tentar fazer com que o outro saia de casa, mas quando percebem só estão querendo mesmo é causar ciúmes no ex-parceiro, um fica se mostrando para o outro. Durante isso as cenas mais inusitadas acontecem enquanto você ainda está tentando tomar ar depois de tanto rir.

Infelizmente deve ser muito improvável que um filme finlandês entre no circuito comercial, mas recomendo muito tentar procurá-lo na internet. Acho até que já vi para baixar. É a nostalgia do riso.

Um comentário: