terça-feira, 30 de novembro de 2010

Filme e Realidade

Assisti ao filme Tropa de Elite 2. Gostei muito do filme, que não perde em nada para o primeiro em termos de originalidade. Mesmo com praticamente a mesma temática ao fundo, o filme retrata uma outra parte do funcionamento da polícia. Os personagens, mesmo que romantizados, são ainda mais reais do que no primeiro. É um tapa na cara de quem acha que apenas os policiais corruptos são culpados pelo sistema.

O mais interessante foi ver a "ficção" se misturar com a realidade dos recentes episódios do combate ao narcotráfico no Rio de Janeiro. O Showrnalismo (por sinal, título de um excelente livro) da mídia que transmitiu ao vivo toda a ação da polícia deu a impressão de quem se tratava de um filme o que estávamos vendo. Os caveirões, tanques e soldados que invadiram o Complexo do Alemão no último domingo são tão impressionantes que parecem ter saído de um longa-metragem.

As cenas da ação da polícia e de bandidos fugindo da Vila Cruzeiro todos já viram. O interesse pelo assunto me fez pesquisar na internet alguns videos sobre o tráfico no Complexo do Alemão, que não se trata apenas das drogas, mas de uma terra que foi dominada pelas pessoas que ganham dinheiro com elas e que se achavam no direito de governar a favela. O que achei de mais revelador no youtube foi uma reportagem de Roberto Cabrini da TV Record, que posto aqui para que as pessoas vejam o que foi destruído pela ação da polícia e que pode voltar caso os governos federal, estadual e municipal não dêem agora os direitos de cidadão às pessoas que moram naquele lugar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário