terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Reflexões de uma manhã de tédio

Hoje foi dia de convocação da seleção brasileira de FUTEBOL! Mas deixo pra comentar isso mais embaixo porque é justamente sobre o domínio do FUTEBOL que irei escrever neste post. Não que eu tenha descoberto hoje, nessa semana ou neste mês que o esporte mais popular do mundo domina os noticiários esportivos, as mesas redondas e o nosso blog(pois é), mas é que numa daquelas manhãs de tédio me veio a cabeça a seguinte questão: será que os nossos "cronistas esportivos" entendem de outra coisa?

O futebol é um esporte realmente apaixonante e não seria nenhum exagero afirmar de 99% dos jornalistas esportivos se motivaram a entrar no ramo pela bola na rede. Uso esse termo porque em nenhum outro esporte a bola na rede é tão importante. No vôlei significa ponto para o adversário, no tênis pode ser desperdício de primeiro saque ou também ponto do inimigo. Em outros a bola na rede é banalizada. No futsal, handebol e futebol de areia a bola bate tanto na rede que o momento perde até o glamour.

Mas, deixando as motivações de lado, os nossos cronistas entendem de outros esportes? Vocês já viram uma mesa redonda onde todos os componentes entendiam de basquete? E de vôlei? tênis? automobilismo? Com certeza não. Tudo bem, o cara tem que se especializar em alguma área, mas todos os "jornalistas esportivos" deveriam honrar a sua nomenclatura e não serem apenas "jornalistas futebolistas". Nunca vi o Mauro Naves fazer uma reportagem sobre basquete, vôlei ou mesmo futebol de areia. Nunca li nada do Lula Carlos (colunista do Jornal do Commercio) sobre o tênis pernambucano.

Até entendo que a maioria do tempo de um telejornal esportivo seja para o futebol, afinal é o esporte mais popular, mas como os outros esportes terão uam chance de se tornarem populares se a mídia não dá uma chance para eles ( e aí incluo o nosso blog). Definitivamente, os profissionais que são empregados como jornalistas esportivos ou mesmo comentaristas precisam se reciclar e falar sobre outras modalidades. Se não entende nada... pesquise... assista...

Entre muitos salvo ainda o comentarista Zé Boquinha, da ESPN, que apesar de entender tudo de basquete, faz também transmissões de futebol. Pelo menos o cara é "bilingue"!

Nossos "meios de comunicação" precisam noticiar não só o gol do Robinho, mas também as cortadas e os bloqueios do Giba e do Murilo, as enterradas e tocos do Nene e do Anderson Varejão, os smashs e paralelas do Belucci e do Tiago Fernandes... enfim... os "gols" de outros esportes com a mesma propriedade.

Deixo estes vídeos para que vocês apreciem os "gols" de outros esportes.








Futebol - Pois é, depois de um texto desse eu ainda abro um intertítulo para falar do futebol. Mas fazer o que né, hoje foi dia de convocação e o Gaúcho está fora. Pelo jeito não estará na Copa. Veja como é o futebol. O Dunga foi execrado quando fez uma copa medíocre em 1990 e depois foi capitão da seleção de 94 e campeão. Será que Ronaldinho não marecia a mesma chance que ele teve? O medíocre lateral-esquerdo Gilberto merece e o Gaúcho, fora de série, não. Kleberson merece mais? Enfim... discordo do Dunga e de suas engessadas convocações.

Um comentário:

  1. Sobre a convocação de Gaucho espero que ele vá para Copa, ta jogando muito.. e bota os meia no bolso com exceção de kaka.
    Em relação aos jornalistas do futebol ao meu ver é o seguinte.. em tratando de TV aberta temos uma ligação direta com numeros de audiencia, e o futebol por ser o mais popular sai na frente e vai ter sempre maior destaque em programas esportivos. Quando há transmissão de um outro esporte temos o narrador e um comentarista da area (geralmente um ex atleta da modalidade). Você colocou a questão de "como fazer os outros esportes populares?" aí realmente ao meu ver só a Band faz esse papel, mas faz isso porque o carro chefe da emissora é o esporte! Há uma diferença grande da tv aberta para canais exclusivos de esporte como espn ou sportv. Na tv aberta ninguem quer perder nos numeros.. coloca uma mesa redonda sobre basquete e outra sobre futebol no mesmo horário, não será preciso fazer pesquisa de audiência, já sabemos o resultado. Enfim o futebol vai ser sempre maior destaque na imprensa brasileira. Salve a bandeirantes que nos proporciona contato com outros esportes!

    ResponderExcluir