terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Um Pouco de Cinema

Os figurões de Hollywood anunciaram o cartaz oficial do Oscar 2010. Como podemos ver, esse ano serão dois mestres de cerimônia. Steve Martin, que já teve a honra de ser o apresentador em 2001 e 2003, dividirá o palco com Alec Baldwin. Desde o ano de 1987, o Oscar não tinha mais de um apresentador.

Martin é mundialmente conhecido como um comediante, área em que Baldwin vem ganhando destaque com a série "30 Rock", que retrata os bastidores de um programa de variedades. Os dois que atuaram juntos recentemente no filme "Simplesmente Complicado", onde disputam o amor de Meryl Streep, são um claro indício de que tentarão tornar a entrega dos prêmios algo mais descontraido e divertido. O filme em que atuam não recebeu nenhuma indicação.


Outro forte indício em relação à premiação da Academia deste ano é em relação ao Melhor filme de Animação. "Up-Altas Aventuras" que é o único filme do gênero que concorre também como Melhor Filme, ganhou mais um motivo para ser considerado franco favorito na categoria.
O filme ganhou no último sábado a 37° edição do Annie Awards, que é considerado o Oscar da animação. Com ele concorriam também todos os filmes que serão seu adversário no Oscar além de "Tá Chovendo Hamburger".

Saltando direto para o cinema brasileiro, Seu Jorge que nas telonas já representou o "bom" bandido Mané Galinha em "Cidade de Deus", viverá agora um bandido ruim mesmo, ou como gostam de classificar, um vilão, na sequência de "Tropa de Elite". O papel deve ser de um criminoso que lidera uma rebelião em um presídio.
O longa, que espera-se seja tão bom quanto o primeiro, ganha além de Seu Jorge, reforços de peso para a continuação, Selton Mello e João Miguel já estão confirmados no elenco. No entanto ganha também um reforço no mínimo duvidoso, Dudu Nobre fará sua estreia como ator em um papel que provavelmente será o de um aspirante do BOPE.
A história, que é ambientada 13 anos depois do primeiro filme, já que este se passava em 1997, deverá girar em torno da família do Capitão Nascimento (Wagner Moura). No longa ele já estará separado de sua mulher (Maria Ribeiro), que se casa com um político (personagem de João Miguel). Seu filho adolesecente será sequestrado, obrigando assim o Capitão e o político a se unirem no resgate do menino.


"Tropa de Elite" ganhou diverso prêmios. Entre ele está o Urso de Ouro (foto) do Festival de Cinema de Berlim. O tradicional evento alemão, que destaca filmes do mundo todo, ao contrário do Oscar que premia sempre apenas as grandes produções hoolywoodianas, entra no próximo dia 11 quinta-feira, em sua 60° edição.
O Brasil que já venceu em 2008 com a Tropa e dez anos antes com "Central do Brasil", dessa vez não terá nenhum concorrente ao Urso, mas teremos filmes que passarão em diferentes mostras durante os dez dias de Festival.
"Besouro" estará na seção mostra Panorama Principal, assim como "Fucking Different São Paulo". No Panorama Especial teremos "Bróder". O curta "Avós" fará parte da mostra Generation. "Os Famosos e os Duendes da Morte" integra a lista da mostra Generation 14+. Teremos ainda "Lixo Estraordinário" que conta com um brasileiro na co-direção na mostra Panorama Dokument e uma sessão especial com "Antônio das Mortes - O Dragão da Maldade contra o Santo Guerriro", filme de Glauber Rocha.

2 comentários:

  1. esse filme com seu jorge e selton mello vai render viu... a galera é tudo intelectual... gosta de criticar mais intensamente... vale a pena esperar

    ResponderExcluir
  2. Tropa de Elite assisti mais de 6 vezes hahaha.. Selton Mello dispensa comentarios.. esperar para ver o tropa 2, dessa vez no cinema!

    ResponderExcluir