sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Convocação?


Mano Menezes continua inovando como técnico da seleção brasileira. Após a sua primeira convocação para o amistoso realizado contra os E.U.A, em que chamou os tão aclamdos Neymar e Ganso, além de outros jovens e apenas quatro jogadores que estiveram na Copa, Mano fez hoje sua segunda convocação.

E mais curiosa do que esta eu nunca vi. Mano chamou 22 jogadores que atuam na Europa para um período de 6 dias de treinamento, é isso mesmo, apenas para treinamento, nenhum jogo será realizado. O treinador disse que não conseguiram encontrar uma seleção de grande nível para marcar um amistoso, então preferiu ficar apenas nos treinamentos ao invés de jogar com seleções muito mais fracas tecnicamente. Mas essa decisão levanta algumas questões.

Há certamente um lado positivo e um lado negativo em relação a essa novidade. Devemos pensar qual conta mais.

Será que Mano está peitando Ricardo Teixeira contra os seus famosos jogos caça-níqueis, tal como a partida contra o Omã? Será ele capaz de mudar a mente do todo poderoso dirigente? Essa é talvez a principal questão que veio em minha mente, mas não a única.

Uma semana de treinamento pode dizer muito sobre um atleta, ainda mais para um técnico observador como é o nosso. Um rachão 11 contra 11 de atletas brasileiros de alto nível pode ajudar o treinador mais do que 90 minutos contra a Tanzânia, e disso eu não duvido.

Mas seleção não é algo permanente, a não ser que Mano já tenha em mente os seus "homens de confiança", ou aqueles que já acredita serem o futuro de nossa seleção. Apesar dessa convocação dar pistas sobre isso, já que ele chamou muitos que também estavam na primeira lista, acho uma hipótese meio absurda essa com tão pouco tempo de cargo.

Outra questão é como os jogadores se apresentarão sabendo que não haverá um jogo sequer para eles mostrarem serviço, com que motivação eles estarão nessa seleção? E os seus clubes? Se o cara se machucar em um treinamento que não servia para nada? São assuntos delicados.

Com que sentimento jovens como Phillipe Coutinho e Fernandinho, chamados pela primeira vez, irão para os treinos? Eu não sei, e mesmo não achando essa uma ideia tão absurda, também não acho a coisa mais sensata a ser feita, agora o que eu não sei mesmo é como o Brasil não consegue achar seleção forte par um amistoso?!?! É data Fifa, a Argentina, por exemplo, irá enfrentar a Fúria espanhola e o Brasil nem um México, uma Turquia da vida? É um pouco estranho.

Com vocês então, os 22 "sortudos":

Goleiros: Gomes (Tottenham) e Diego Alves (Almería).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), André Santos (Fenerbahçe) e Marcelo (Real Madrid).

Zagueiros: Alex (Chelsea), David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander) e Thiago Silva (Milan).

Volantes e meias: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Douglas Costa (Shakhtar), Fernandinho (Shakhtar), Hernanes (Lazio), Lucas (Liverpool), Philippe Coutinho (Inter de Milão), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham).

Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Dínamo de Kiev), Hulk (Porto) e Robinho (Manchester City).

Nenhum comentário:

Postar um comentário