terça-feira, 24 de agosto de 2010

História boa e real



Depois de algum tempo só escrevendo sobre futebol, eis que surge uma motivação para que eu fale da sétima arte novamente. O filme já não está no cinema, aliás, nunca esteve, pelo menos aqui no Recife. O Grande Desafio (The Great Debaters), dirigido e estrelado por Denzel Washington e produzido, entre outros, por Ophra Winfrey, é uma ótima história.

Para começar é uma história real, o que na minha opinião, ajuda muito um filme a ser bom. O roteirista e o diretor tem a missão de reduzir todos os detalhes ao tamanho de um longa-metragem, mas quando é tudo verdade é mais fácil o espectador se envolver. Denzel e Robert Eisele, o cara do roteiro, conseguiram relatar "O Grande Desafio" muito bem.

O filme conta a história de um grupo de alunos da Wiley College, uma instituição de ensino voltada exclusivamente para negros, que liderados pelo professor Melvin Tolson, forma uma equipe de debates praticamente invencível na década de 1920. A maior parte do filme se passa no Texas, onde o preconceito racial era extremamente forte e, a princípio, a equipe só podia debater contra alunos também negros.

Além dos temas dos debates, que são muito bons e provocam discussões e diálogos muito elaborados, o filme também aborda a questão do início do movimento sindical nos porões das fazendas do Texas, e a violência do preconceito racial, que na época, fazia com que negros fossem assassinados por serem negros.

É um filme muito inteligente. Indico a todos que gostam de uma boa história real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário