segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ele merecia mais


Já tem algum tempo que terminei de ler a biografia de Zidane. Não escondo de ninguém a minha admiração pelo francês. Com a minha idade, 25 anos, é o maior que vi jogar. Nenhum outro jogador da minha geração possuía a classe de Zizou, ele dava toques de refinamento ao esporte bretão. Era literalmente um chef francês, transformava o bruto em simples, em belo e excepicionalmente delicioso de se ver.

Zizou teve classe até na hora de parar. É claro que não estou falando da cabeçada que desferiu no italiano Materazzi durante a final da Copa de 2006, mesmo que ele tenha merecido. Mas Zidane, diferente do que a maioria costuma fazer, parou no topo, ninguém discutia que ele ainda tinha lenha para queimar, de que ele tinha, e ainda tem, futebol para jogar em alto nível. Mas preferiu parar no auge a se arriscar a decair lenta e vagarosamente. Não queria manchar uma carreira inteira de brilhantismo.

O que Zizou talvez não percebesse, que sabe até por uma questão de humildade, é que ele é o tipo de jogador que poderia fazer o que quiser, sua imagem estaria sempre intacta diante dos torcedores, mesmo que seu futebol decaísse de uma maneira que é impossível de se imaginar. Mas ele não quis assim, e a última imagem que temos desse gênio em campo é sim a dele saindo de campo ao lado do troféu da Copa sem nem olhar para trás, mas é também e principalmente, a imagem do diferenciado, do maestro, que é capaz de cobrar um pênalti de um jeito novo em plena final de Copa, a coragem.

Me lembro que naquela final, eu entre diversos amigos, era o único que estava torcendo para a França, e era assim no Brasil inteiro, 97% do país não suportaria ver Zizou erguendo mais uma taça (mesmo que ele não tenha sido a capitão em 98), quanta amargura. Mais do que a herança italiana que nós brasileiros carregamos, era contra Zidane que gritamos, só porque ele nos destroçou nas duas vezes que nos enfrentou em Copas do mundo.

Naquela final, era o belo de um lado e o futebol burocrático de outro. No futebol nem tudo são flores, que o digam os hungaros e holandeses, que ostentariam um título ao lado de França, Inglaterra e Alemanha. Sim porque a força alemã foi quem derrotou o futebol arte da Hungria em 1954 e da Holanda em 1974. Levou quem não merecia. Esta também é a graça do futebol.

Por tudo isso não tive dúvidas que iria comprar este livro quando o vi na prateleira de uma loja. Mas Zizou merecia mais. Talvez após ter lido a biografia de Garrincha tenha começado a ver esse gênero literário com outros olhos.

O livro de Zidane é pobre, feito por uma apaixonado. Não nos mostra o Zidane humano, quando tenta é muito raso. Só apresenta o Zidane imaculado, o jogador perfeito, o jovem persistente, humilde e de pouca fala. Este todos nós conhecemos, e como disse antes, nada, nem a cabeçada em Materazzi mudará, mas era este Zidane que queriamos ler, claro que sem se esquecer do outro.

Mas o livro segue uma linha muito óbvia, muito reta. A antítese do futebol praticado por Zizou. Mas ele ainda é jovem, o livro foi lançado logo após Zizou ter pendurado as chuteiras, quem sabe aparece alguém capaz de escrever a vida de Zizou da maneira que ele jogava. Porque nem este livro vai mudar minha impressão sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário