terça-feira, 3 de agosto de 2010

Valendo alguma coisa


Menosprezada nas edições anteriores, principalmente pelos clubes brasileiros, começa nesta semana a Copa Sulamericana 2010. E agora não há motivos para que os times não deem sua devida atenção a esta competição. Ela valerá vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

Quero ver agora quem irá considerar o torneio como um peso no calendário, quem irá usar os famosos times mixtos na competição. Aposto que em pouco tempo a Sulamericana será mais uma competição em que os clubes lutarão para ter o troféu em sua galeria e os torcedores se sentirão orgulhosos ao poder dizer que já a conquistaram.

Não é para menos também, pois se trata de uma competição internacional onde se enfrenta grandes clubes. Porque renegá-la é o que eu nunca entendi. Esperto foram os gaúchos do Inter, os únicos brasileiros campeões deste torneio, eles deram atenção a competição para poder dizer que são os únicos no Brasil a serem "campeões de tudo".

É claro que a Libertadores continuará a ser o principal objetivo dos grandes times, mas a Sulamericana não será nenhuma vergonha. É o mesmo que acontece na Europa com a Champions e a Europa Liga. Os times que disputam a Europa Liga querem vencer, principalmente aqueles que sabem que teriam poucas chances na Champions, vide os últimos campeões, os espanhóis Sevilla e Atlético de Madri e o ucrâniano Shaktar.

A Sulamericana não seria uma grande conquista para agremiações como o Vitória, Sport, Avaí etc? E até mesmo para os grandes (não que estes não sejam, assim como o Atlético de Madri é)?

E quem sabe sobre o futuro? No começo a Libertadores também era vista com olhos estranhos pelos times. O Santos aproveitou e hoje pode dizer que é bi-campeão da América.

Como nos outros anos, a Sulamericana começa com um confronto mata-mata entre brasileiros, entre os quais Grêmio Prudente x Atlético-MG, outros dois clubes que se beneficiariam muito com essa conquista, mas no plantel mineiro há uma curiosidade.

Na numeração enviada à Conmebol o goleiro Fábio Costa aparece com a camisa 13, seus reservas, Aranha e Renan usarão a 20 e 24 respectivamente, então cadê a camisa 1? Sumiu? Não. Ficou com o meia Diego Souza. É isso mesmo.

Só vi algo parecido (na verdade ainda não era nascido, mas sei da história) na Copa de 1978, quando a Argentina usou o critério alfabético para a numeração, seu goleiro por exemplo usou a 5. Mas que motivo tem o Galo para isso? Só pode ser esperança demais no meia Diego Souza. Talvez eles achem que ele é o melhor jogador do elenco, a maior contratação.

Ou será mais um mistério de Mr. Luxa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário