Caros leitores, é bem provável que a partir de agora o tema "Copa do Mundo" comece a ocupar a maior parte deste espaço. É claro que procuraremos não nos esquecer de comentar sobre outros assuntos, mas não há muito como fugir disso. O Mundial é um evento diferenciado, aguardado pelo mundo todo ansiosamente durante quatro anos.
O que me levou a escrever esse post é que muito (e é claro), se comentou sobre a seleção brasileira, mas todas as outras participantes (com exceção da Coréia do Norte) também já anunciaram os seus escolhidos para a África, algumas seleções anunciaram 30 nomes sem que soubessemos ainda quais são os 23 definitivos, outras fizeram como o técnico brasileiro, disseram os 23 e distinguiram os 7 que estão em stand-by.
De uma forma ou de outra já sabemos mais ou menos quem estará no Mundial, e o nosso Dunga não é o único treinador alvo de polêmicas em sua convocação. Os gringos também tiveram suas surpresas.
Começando por nossos hermanos argentinos. Maradona divulgou a lista com 30 nomes, ainda não se sabe quem será cortado. Mas os experientes Zanetti e Cambiasso, peças fundamentais na equipe da Inter de Milão ficaram de fora. Riquelme, Aimar e D'Alessandro já era de se esperar que fossem descartados. Quem era alvo de especulação e está dentro é Martin Palermo, porém outros seis atacantes também foram chamados e cabeças devem rolar nessa posição.
Também nossos vizinhos, a lista do Paraguai não conta com o atacante Cabañas, seria querer muito também. A surpresa ficou com quem ocupou o seu lugar, o atacante argentino recém naturalizado Lucas Barrios. Barrios é bom de bola, jogou bem no Colo-Colo recentemente e tem atuado bem no Borussia Dortmund, ele sempre pensou sobre a possibilidade de se naturalizar e não defender o seu país de origem, mas tinha dúvidas, que devem acabar por conta do desprezo argentino por seu futebol e a possibilidade de jogar uma Copa do Mundo.
No Chile, "El Loco" Bielsa não chamou o volante Maldonado, mas lembrou do seu companheiro de Flamaengo Fierro, Valdivia é outro que está na lista. O "Loco" uruguaio também foi chamado, mas isso já era de se esperar, assim como a convocação do fraco goleiro Castillo, que jogava onde Abreu é agora a Estrela Solitária, com isso quem ficou de fora foi o atleticano Carini, talvez o fato de vir sendo reserva tenha pesado.
Pulando para Europa, lá também tivemos nossas surpresas.
A principal delas talvez tenha sido na França, o técnico Domenech em sua lista com 30 nomes inovou um pouco. Não chamou o veterano Vieira, deixou de fora também o atacante do Real Madrid, Karin Benzema, mas o que mais chamou a atenção foi a ausência do meia do Arsenal, Nasri, diferente dos outros dois, ele fez uma boa emporada. Surpresas também por novas convocações. O atacante do Panathinaikos, Djbril Cissé, aquele mesmo que quebrou a perna em um lance forte de se ver nas vésperas do Mundial de 2006 foi lembrado, ele não era convocado há muito tempo. Chamados também foram o zagueiro Reveillere, que tem apenas uma partida, lá em 2006, pela seleção nacional. O defensor Planus, o meia M'Vila e o atacante Valbuena estreiam na lista no momento mais importante, será que vão à Copa?
A pré-lista inglesa tem o nome de Rooney, que corre sério risco de ficar de fora da Copa devido a uma lesão. A ausência do lateral Bridge, após o escândalo envolvendo sua ex-mulher com o ex-capitão da seleção, John Terry, já era esperada. O que não era esperado era a volta do zagueiro do Liverpool, Jamie Carregher, afastado do English Team desde a não classificação para a Euro-2008.
Na Itália o técnico Marcello Lippi é mais ou menos como Dunga, sua lista não teve surpresas, mas polêmicas não faltaram. Totti e o brasileiro Amauri não tiveram vaga entre os 30, assim como os atacantes Cassano, Balotelli, jovem valor interista e Luca Toni, de nada adiantou a sua luta para sair da Alemanha e voltar a jogar na Roma. Aliás, o único nome chamado dos dois times que ainda lutam pelo título italiano foi o romanista De Rossi.
Outro que viu sua luta para voltar a atuar ser em vão foi o holandês Van Nilstelrooy, mesmo tendo saido do Real Madrid e vir fazendo os seus golzinhos pelo Hamburgo, Ruud vai assistir o Mundial pela TV.
E teremos mais brasileiros na África, o zagueiro Túlio Tanaka figura na lista japonesa, Marcos Senna está na espanhola e Pepe, Deco e Liedson na Portuguesa, seleção que deixou o meia João Moutinho, que jogou praticamente toda a eliminatória entre os 7 da lista de espera. O atacante Cacau está entre os convocados da Alemanha, mas Kurainy ficou de fora.
Como a gente vê, ter um Dunga não é privelégio apenas dos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário