quinta-feira, 13 de maio de 2010

Edredom e Pipoca

Não sei como está o tempo no resto do Brasil, mas aqui em São Paulo o frio chegou forte. Aliando isso ao fim de semana que vem chegando, encontrei uma oportunidade para fugir do tema futebol e voltar a falar um pouco de cinema, coisa que não faço há algum tempo.

Antes de tudo queria dizer que o Festival de Cinema de Cannes começou ontem e vai até o próximo dia 23. É sem dúvida o mais prestigiado festival de cinema do mundo, muito mais glamouroso, e menos hollywoodiano, do que o Oscar. Além disso, como o nome já diz, é um festival, a coisa não está restrita a uma cerimônia de entrega de prêmio. Existe todo um contexto. Todos os filmes concorrentes são exibidos, há festas, coquetéis, toda uma aura.

Este ano são 19 os concorrentes a Palma de Ouro, nenhum brasileiro. O júri do festival conta com nomes como o ator Benicio Del Toro e este ano é presidido pelo diretor Tim Burton, que fez Alice no País das Marivilhas. Só isso já faz valer a pena ficar ligado nas notícias sobre o festival francês.


Para o final de semana a melhor dica é ficar debaixo das cobertas assistindo a um bom filme. Se você estiver acompanhado é melhor ainda.

Um ótimo filme para se ver nessa situação é "O Solista". Muito bem feito e emocionante. Não há como não gostar desse filme.

Ele é baseado em uma história real, na qual um jornalista, vivido por Robert Downey Jr. está a procura de um bom personagem para a sua coluna, é quando encontra um sem teto, interpretado por Jamie Foxx, tocando um violino com apenas duas cordas. Tem início então não só uma matéria de jornal, mas uma amizade.

Logo de cara, pelo discurso do sem teto, percebe-se que ele tem algum tipo de distúrbio mental, mas apesar disso entende muito de música clássica e é fissurado por Beethoven, o jornalista vai então investigar sua vida. Descobre que ele é esquizofrênico e um antigo garoto prodígio da renomada escola de música Juliard.

Se não soubessemos que é baseada em uma história real poderiamos considerar o roteirista genial, é um belo enredo, e o fato dela ter realmente ocorrido só a torna mais bela.

Com esse filme, mudei meu conceito em relação a esses dois atores. Sempre os tive como bons, mas apenas isso, agora os considero grandes, principalmente Foxx, sua atuação nesse filme é excepcional. Você não se arrependerá de assistir a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário