terça-feira, 11 de maio de 2010

Saiu! (agora com 7 "reservas")



É bom possível que Pedro esteja nesse momento escrevendo sobre a convocação que acabou de ser feita pelo técnico Dunga para o Mundial na África. Claro, ele já havia escrito sobre isso ontem, e hoje é foco de todas as atenções midiáticas. Mas vale ouvir (e ler) a opinião de todos.

Nosso querido Dunga não fez nenhuma grande surpresa, o que era mais que previsível se tratando do capitão do tetra. Quem estava esperando Neymar e Ganso...vai ter que esperar até 2014.

A única surpresa, se é que podemos chamar assim, é a convocação do atacante Grafite, ele ficou com a vaga que muitos acreditavam ser de Adriano. Podemos considerar surpresa do ponto de vista em que Dunga sempre levou em conta a continuidade de um trabalho, Adriano era quem vinha sendo chamado regularmente, Grafite foi apenas uma única vez, na última, para o amistoso com a Irlanda.

Mas convenhamos, Grafite comeu a bola ano passado, e Adriano tem feito um esforço enorme para não ser lembrado. A lista inclusive é exatamente a mesma do último amistoso, já estava escancarado quem iria ao Mundial.

Vamos então as considerações (deste blogueiro é óbvio) sobre a lista:

Goleiros - Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham) e Doni (Roma) - Para quem esperava ver o gremista Victor se decepcionou, Gomes tirou o seu lugar. Justo, pois fez uma grande temporada no Tottenham, mas deveria ter ido no lugar de Doni, que é reserva na Roma, tomara que seja o terceiro goleiro e nem sonhe em entrar. Meu pior pesadelo virou realidade.

Laterais - Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Gilberto (Cruzeiro) e Michel Bastos (Lyon) - Na direita não há o que falar, são talvez os dois melhores laterais do mundo hoje. Na esquerda é história é outra, nem Gilberto nem Michel jogam nessa posição em seus clubes. O jogador do Cruzeiro pela idade, o do Lyon pela sua clara vocação ofensiva, é um desastre na marcação.

Zagueiros - Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan) - Talvez a única posição sem contestação na seleção. Havia quem pedisse por Miranda, mas estes não podem reclamar.

Meias - Gilberto Silva (Panathinaikos), Felipe Melo (Juventus), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kleberson (Flamengo) e Kaká (Real Madrid) - Para mim é a posição mais triste de se ver. Kleberson é lamentável, reserva de time brasileiro! Não tem muito o que comentar, eram os esperados já, mas destes todos eu só levaria Ramires, Kaká e talvez, Julio Baptista. O resto é muito pouco para vestir a amarelinha. Kaká é o único meia realmente de criação, Deus que me livre dele se machucar.

Atacantes - Nilmar (Villareal), Robinho (Santos), Luís Fabiano (Sevilla) e Grafite (Wolfsburg) - De atacante estamos bem servidos, sempre foi assim, mesmo os que queriam outros não podem reclamar. Eu não sei se levaria o Nilmar, mas ele respondeu muito bem quando jogou, talvez a melhor opção fosse abdicar de um lateral esquerdo, função que Daniel Alves também pode fazer, para levar mais um atacante.

A única espera agora é pela lista dos sete que ficarão em stand-by, é preciso enviar 30 nomes para a Dona FIFA antes do 23 oficiais, será que pelo menos no grito dos excluídos Dunga inovará?

Eu penso como o sábio Falcão, que já dizia na canção que homem é homem, menino é menino, baitola é baitola e macaco é macaco. Dunga é Dunga.



(Por Pedro Oliveira)

Os sete suplentes da seleção são os seguintes:

Alex (Chelsea)
Marcelo (Real Madrid)
Sandro (Internacional)
Ronaldinho Gaúcho (Milan)
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)

E a pergunta... Se podem ser suplentes porque não fazer parte dos 23? Cadê a coerência?

Um comentário:

  1. Errei três posições. Achei que levaria o Kléber, que está em melhor fase, o Victor, semifinalista da Copa do Brasil e Adriano, porque diferente de como é no Flamengo, na seleção ele sempre rendeu bem.

    Eu gosto de drible, passe de gênio e golaço, mas mesmo assim vou torcer por essa seleção esforçada. Se perder, Dunga nunca será perdoado, mesmo tendo levantado uma das nossas cinco taças.

    ResponderExcluir