quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O assunto é cinema



Para sair um pouco do assunto futebol, já que o Mário anda entusiasmado com o o ano do "centernada", vou falar de cinema. Assisti a um filme nacional e quero ver outro internacional, mas que fala do Brasil...

No primeiro caso, o filme em questão foi 400 contra 1, do diretor Caco Souza. O longa se propõe a contar a história da origem do Comando Vermelho, o mais conhecido e temido grupo de crime organizado do Brasil. Quando eu digo "se propõe" é porque ele queria nos fazer entender como havia sido formado e quais as primeiras ações deste grupo. Não vou aqui analisar a romantização (se é que essa palavra existe) dos crimes, porque esse blog não é sobre segurança pública, mas o resultado é horrível.

Não sou diretor e falo como espectador mesmo. A história é muito boa e o acredito que o livro, uma autobiografia de Willian da Silva Lima, deve até ser interessante. A matéria prima é boa. No começo achei legal o fato do diretor mostrar, simultaneamente, dois momentos diferentes na linha do tempo. O problema é que dos dois primeiros, ele parte para mostrar cinco ou seis (1971,1973, 1981, 1984)... enfim. Vira uma bagunça sem amarração e com histórias incompletas ou mal explicadas.

Para entender melhor o que digo. Imagine aquele filme que você sai pensando. Mas o que será que aconteceu com fulano. Imagine agora isso acontecendo em vários momentos durante a exibição do filme. Ruim não? Nem todos os diretores conseguem transformar décadas de acontecimentos em uma história bem contada. Fernando Meirelles conseguiu isso em Cidade de Deus. Caco não chegou nem perto.

O filme que quero ver, mas acho difícil conseguir em Recife é "Ao Sul da Fronteira", de oliver Stone. Não tinha ouvido falar, mas ao navegar por um site de cinema me interessei demais. Primeiro porque é uma visão de um americano sobre os governos de esquerda na América Latina, incluindo nosso presidente Lula. Mas o que mais me chamou atenção foi uma acalorada discussão entre "internautas". Não daquelas de Nerd. Uma das boas. Com argumentos pró e contra o filme e, mais do que isso, o debate político que o filme provoca.

Sonho com discussões como esta aqui neste espaço...

Confira a discussão e o trailler abaixo:

http://www.adorocinema.com/filmes/ao-sul-da-fronteira/


Nenhum comentário:

Postar um comentário