quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Oposição

Como fui chamado a opinar tenho que discordar. Concordo que Neymar errou e concordei com a punição aplicada a ele. Foram 50 mil reais de multa (pouco, mas muito mais do que algumas fianças por aí) e ainda um jogo fora. Fora isso, ainda foi punido pela mídia que deu um destaque nunca antes visto, o que, inclusive, ameaçou a convocação do craque para a seleção brasileira.

O que me deixou preocupado desde o início dessa polêmica foi o modo como o treinador Dorival Júnior tratou do caso. Primeiro, desdenhou do pedido de desculpas público do jogador e sequer falou com o menino no treino. Depois disse que a punição era por tempo indeterminado. Ora, se ele queria educar o garoto de 18 anos, recém completados, deveria ter conversado com ele e não ter deixado a mídia fazer o que bem queria com a reputação do seu comandado. Se ele queria punir o jogador tudo bem, mas Dorival estava punindo também o time. O Santos, mais do que nunca, precisava do talento de Neymar.

Existem outras formas de punir o jogador. A maturidade do treinador deveria ter falado mais alto. Poderiam ter sido cortadas regalias e poderiam ter sido tomadas medidas que não viessem a público e que manchassem a imagem do clube, como aconteceu. Se Neymar foi menino ao xingar o treinador, este também se mostrou despreparado para lidar com uma estrela. Imagine se o Dorival estivesse em um clube de ponta na europa ou mesmo na seleção. Não saberia lidar com a guerra de vaidades e nem com os privilégios (muito maiores do que por aqui).

Já que todos falam sobre a curta carreira de Neymar para explicar suas reações, acho que também vale a pena falar sobre a carreira de Dorival. Júnior foi demitido do Sport, quando estava invicto e havia sido campeão pernambucano e foi demitido do Vasco após fazer excelente trabalho e colocar o time da cruz de malta na primeira divisão novamente. Porque? Alguém sabe?

Dorival fez um ótimo trabalho. É inegável. Neymar fez uma tremenda besteira. É fato. Mas não vamos aqui ser injustos. O menino tem 18 anos e quem não fez muita merda quando tinha essa idade? Seus pais te puniram e te escutaram ou apenas te puniram e viraram as costas? O treinador também não tem que ser um educador, principalmente no caso de um time formado por garotos?

Para terminar quero lembrar alguns casos como os de Neymar, provocados pelo Dorival e de outras confusões entre treinador e jogador... tão COMUNS no futebol (videos). Madson caiu de produção depois de ter sido ameaçado de ser mandado embora e Felipe, goleiro, foi tirado do gol sem explicações mais detalhadas, depois de ter feito um primeiro semestre muito bom. Por outro lado, jogadores como Zezinho e Zé Eduardo fizeram besteira e não foram punidos. Enfim, o tempo dirá que é realmente... problemático.



Nenhum comentário:

Postar um comentário