terça-feira, 30 de março de 2010

Passeio em Sampa


Pedroca está em São Paulo.

O que eu então poderia apresentar de minha cidade a este cidadão? Pensei e repensei no assunto, nunca considerei Sampa como ponto turístico, quando vou a Recife, já estou feliz demais apenas por estar na cidade que tenho como a minha segunda casa, não procuro extravaganzas, nem nada fora da rotina de meus sobrinhos. Aliás, nem quero nada fora da rotina, talvez seja por me considerar em casa estando em Recife, talvez também porque sempre fico hospedado na casa de Pedro e, invariavelmente "toparei" com ele.

Mas acho difícil que Pedro, mesmo sendo paulista e tendo inúmeros parentes aqui em São Paulo, sinta esse, digamos conforto, na cidade. Não que ele tenha algo contra a cidade, mas pura e simplesmente pelo fato de que ele não cresceu passando suas férias por aqui, como eu fiz por lá.

Outro motivo que me levou a procurar algo para fazer é que Pedroca está, por razões óbvias, hospedado na casa de seu pai, ou meu irmão, tanto faz. É que isso quer dizer que não vou me deparar com sua figura todos os dias, continuo tendo que ir a faculdade de manhã e ao trabalho a tarde, então tenho que achar alguma coisa para fazer com meu estimado sobrinho.

Mas o que São Paulo tem a oferecer?

Para quem vive aqui pode ser uma coisa, para quem é de fora pode haver algumas curiosidades, como o Parque do Ibirapuera, um cenário tipicamente paulistano e que muitos passam todos os dias sem se darem conta. Pergunte a algum carioca se ele já foi ao Pão de Açucar? É o chamado programa de turista.

Por isso pensei e pensei. Conhecendo Pedro como eu conheço só me veio um lugar a mente: O Museu do Futebol. Claro, é o lugar ideal.

Esse é um passeio obrigatório para turistas e paulistanos, lugar muito legal onde encontramos jóias raras do nosso esporte bretão. Imagens do Canal 100, dribles de Pelé e Garrincha, goleiros espetaculares, a história das Copas, é possível até ouvir uma narração de jogo via rádio da década de 40. São preciosidades.

Lá fui eu então ligar para Pedro e combinar de irmos ao museu na quarta-feira, eu iria pedir uma folga no trabalho só para isso. Liguei. E ele me disse que estava indo para lá hoje, porque outra coisa não tinha para fazer. Até ele já tinha pensado nesse passeio. Ingrato. Ainda me disse para pensar em alguma coisa para a quarta.

E cá estou eu novamente, a pensar em um passeio por Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário