quinta-feira, 1 de abril de 2010

Questão de Justiça 2 (milhões)




As injustiças são muito comuns no futebol, mas não só nele. O Oscar deste ano premiou o filme argentino "O Segredo dos Seus Olhos" como melhor estrangeiro... quanta injustiça. Os estadunidenses não tiveram coragem de admitir que a película dos nuestros hermanos superou (e muito) as produções de Hollywood. Que me desculpem os que gostaram de Guerra ao Terror e Avatar, mas Juan Jose Campanella dá uma aula de direção e os dois filmes dos EUA não poderiam nem sequer ser votados em uma competição com o longa da terra de Maradona.

O que é um filme bom para você? Para mim, um filme "fora de série" tem que provocar sentimentos e sensações, que façam o espectador entrar na trama, ou seja, esquecer a vida fora da sala de cinema. O Segredo dos Seus Olhos provoca isso. Não só porque é uma trama policial muito bem desenhada, mas porque consegue unir diversos gêneros em 127 minutos. Além da caça ao suspeito (que não deixa a desejar a nenhum outro filme do tipo), o filme argentino é comédia, ação, romance, suspense, filme de época... enfim, é puro entretenimento de altíssima qualidade.

O Oscar para Guerra ao Terror foi aplaudido por muitos também porque tinha um orçamento de 20 milhões de dólares. Foi um encândalo. Li em alguns lugares que esse prêmio "fuzilava Hollywood". O que você acha que aconteceria se o Oscar de melhor filme fosse para um filme argentino de 2 milhões de euros?

Direito de resposta - Só para constar minha defesa contra o último post de Mário. Ele me ligou na terça de meio-dia para sugerir o Museu do Futebol. Devia ter ligado mais cedo porque eu já estava a caminho do programa que tinha planejado na noite da segunda. Mas tem nada não, afinal na tarde de ontem (quarta) nós fomos à impressionante exposição de Andy Warhol. Não vou esculhambar tudo. Só porque o cara enxergava os brasileiros como pessoas de "cores diferentes" e os astronautas como "homens bonitinhos" não quer dizer que ele seja um completo idiota. Cada um que analise suas obras e defenda o seu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário