sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ele é o Cara



Eu sei que deveria ter falado sobre isso ontem. Mas não deu, estive muito corrido. Então agora vai.

Não poderia começar por outro lugar que não fosse Messi. O argentino tem sido genial, joga muita bola, é disparado hoje o melhor jogador do mundo. É graças a ele também que a Argentina chega a Copa como umas favoritas, mesmo tendo patinado nos últimos tempos sob o comando de Don Diego.

No meio da semana ele fez simplesmente todos os quatro gols da vitória do Barcelona por 4 a 1 sobre a boa equipe do Arsenal. Tudo bem que Fabregas fez muita falta aos ingleses, mas quatro gols em uma quarta-de-final de Champions League não é para qualquer um.

E não é apenas isso, com apenas 22 anos de idade ele já é o maior goleador do Barça na história da Champions ao lado de Rivaldo, ambos tem 25 gols no torneio. Ele também chegou ao seu gol número 119 com a camisa catalã, já é o 8° maior goleador da história do clube. Comparações com Maradona começam a ser feitas, e já não parecem tão ilusórias, quem sabe se ele faturar a Copa?

O Barça tem jogado o fino da bola, Xavi e Daniel Alves são outros destaques do clube que aparece como favorito ao titúlo da CL.

Nas semi-finais os catalães enfretarão a Inter de Milão, a equipe italiana passou pelo CSKA da Rússia com duas vitórias magras por 1 a 0. Os italianos tem um bom time, Julio César é talvez o melhor goleiro em atividade e Lúcio um dos melhores zagueiros, na frente tem ainda Eto'o e o argentino Milito, que tem feito os seus golzinhos, mas o maior trunfo italiano esteja talvez no banco de reservas. José Mourinho é um excelente treinador e estretegista. Tem tudo para serem dois grandes jogos. O Barça aparece com um ligeiro favoristismo também pelo fato de as equipes já terem se enfrentado na fase de grupos da competição, quando os catalães só não venceram em pleno San Siro porque a Inter literalmente não jogou, se fechou toda e segurou o 0 a 0. Na Espanha venceram por 2 a 0.

Na outra semifinal, um confronto relativamente mais fácil. O Bayern de Munique enfrenta os franceses do Lyon com um amplo favoritismo.

E favorito com toda razão. Porque o Lyon chegou as semis após um confronto caseiro com o Bordeaux, enquanto os alemães passaram por ninguém menos do que o poderoso Manchester United, equipe que todos os especialistas já viam na final com o Barcelona, numa reedição do que aconteceu ano passado.

A partida entre Alemães e ingleses foi outro jogaço. Na partida de ida vitória do Bayern por 2 a 1, suada, no último minuto, mas que se mostrou de suma importância depois. Muitos diziam que era um resultado magro para enfrentar o Manchester na Inglaterra. E parecia mesmo.

Porque com 7 minutos jogados já estava 2 a 0 para os Red Devils, era um massacre inglês. Pouco tempo depois ampliaram. Com 3 a 0 e o jogo mostrado, a fatura parecia liquidada, mas no finalzinho do 1° tempo os baváros diminuiram e mostraram que estavam no jogo, pelos citérios de gols feitos fora de casa, faltava apenas mais um para a classificassão alemã. E ele veio no segundo tempo em um belo chute de fora da área do holândes Robben, ele pegou de primeira o cruzamento de um escanteio feito por Ribery. O Old Trafford se calou.

Assim como o Real Madrid, que mesmo não tendo nada a ver com a partida, tem motivos de sobra para se preocupar. Porque ele foi eliminado precocemente nas oitavas de final em um campeonato que terá como palco da final o seu estádio. Agora eles torcem para que o rival Barcelona não chegue ao Santiago Bernabeu. Torcem contra também a Inter e o Bayern, porque contam no elenco com Sjneider e Robben respectivamente. Ótimos jogadores que foram dispensados do clube merengue no começo da temporada por não serem considerados "galácticos", mas que vem tendo grande destaque em seus novos clubes.

É uma baita dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário