quinta-feira, 29 de abril de 2010

Impressões sobre o Futebol

Estava há muito tempo sem escrever e não tenho desculpas a dar, até porque não tem nenhuma que justifique tanto tempo de ausência. Enfim, sem mais explicações, a minha motivação para voltar a escrever não poderia deixar de ser outra: o futebol.

Sempre defendi a convocação de Ronaldinho Gaúcho, porque acho que um jogador do nível dele não poderia ficar de fora de nenhuma seleção do mundo. Continuo achando que ele teria uma vaga entre os 23 convocados, mas confesso que não ficarei tão decepcionado se ele não for. Ronaldinho fez algumas declarações idiotas - "não vejo a copa sem ronaldinho" e "vou provar que mereço ir" - e não vem jogando nada nos últimos jogos. Eu o levaria porque sei que um treinador que consiga motivá-lo traria de volta a magia de seu futebol, mas se Dunga acha que não é capaz de tal feito é melhor deixar o dentuço em casa.

Quem o Dunga tem que levar de todas a formas é um jogador do Santos. Um menino que faz mágica com a bola nos pés. Um cara que enxerga futebol melhor do que todos os outros da sua posição. Não é o Robinho ( que estará lá) e também não é o Neymar (pois é). Quem tinha que ir à Africa 2010 era o Paulo Henrique Ganso. Acompanho a carreira dele desde os tempos das Copas São Paulo de Futebol Jr. Pensei até que o louco e cruel mundo da bola ignoraria o talento dele, quando chegou a ser cogitada sua demissão do Santos, na época do Luxemburgo (se não me engano).

Ganso é um jogador fenomenal. Tem todas as qualidades de um grande meia armador. Tem visão de jogo, ótimo passe, velocidade, bom chute, inteligência e coragem para fazer jogadas inusitadas sem medo de errar. Na copas em que vi o Brasil ser campeão (1994 e 2002) o time canarinho tinha jovens valores, pelo menos no banco de reservas. Na primeira, Ronaldo era reserva de Romário e o baixinho não deu espaço para ele. Com Felipão, Kaká era o eventual substituto de Rivaldo, só que o Pernambucano jogou demais. Aí é que mora meu único "senão" quanto à convocação do PH. De quem Paulo Henrique seria reserva? Temos um meia armador na seleção do Dunga?

O último assunto do meu post é o Barcelona, time cantado em verso e prosa por todos os jornalistas no mundo inteiro. O Barça é realmente um time muito bom. Por jogar há vários juntos, o time troca passes como nenhum outro no mundo. Um já sabe onde o outro vai estar. O que falar de Lionel Messi, um velocista habilidoso até demais. Mas, apesar disso, acho tudo um grande exagero e a Inter me provou o que já pensava antes. O Barcelona de Guardiola não é páreo para o Barcelona de Ronaldinho (apesar de serem quase iguais - tira Pedro entra o Gaúcho ,tira Yaya entra Deco e Tira Ibra entra Etoo), Messi não é páreo para Maradona e ganhar de Sttugart e Arsenal, em crise, não é tarefa difícil pra nenhum dos 15 maiores clubes do Brasil.

Coloque uma musiquinha pra tocar e assista esse vídeo do Ganso aqui embaixo. Isso é futebol brasileiro...


Nenhum comentário:

Postar um comentário