terça-feira, 6 de abril de 2010

O Caso Jobson


Vocês devem se lembrar de Jobson, o garoto que foi fundamental para a permanência do Botafogo na 1° divisão do Brasileirão. Na reta final do campeonato do ano passado ele jogou demais, fez gols decisivos sem os quais o Fogão estaria amargando novamente a Segundona.

Vocês devem se lembrar também que logo após o término do campeonato, Jobson foi flagrado por duas vezes no antidoping, nos jogos contra o Coritiba e Palmeiras. Vestígios de cocaína foram encontrados em sua urina.

Começou ai uma série de erros que a nossa justiça parece não perceber.

Jobson foi julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), onde confirmou que fez uso de crack. Foi suspenso por dois anos do futebol. A dona FIFA confirmou a punição. Nada foi feito ao Botafogo.

Não que eu ache que nada deveria ser feito, pelo contrário.

O que acho é que o nosso controle de doping deve ser revisto, ou alguém em sã consciência acredita que uma pessoa que fumou crack, ou que fumou maconha, ou outro tipo dessas chamadas "drogas sociais" terá melhor rendimento esportivo sobre alguém que não utilizou? É claro que não, essas drogas só pioram o rendimento do atleta.

Quem for pego nesse tipo de "doping" deveria receber um outro tipo de tratamento, deve-se estudar caso a caso. Se for constatado que o atleta faz uso regular da substância, como parece ser o caso de Jobson, o que tem que ser feito é uma ajuda para o atleta se livrar do vício, um acompanhamento, claro que durante esse tempo ele ficaria sem atuar, mas do que serve a punição de dois anos?

Serve de nada. Pior. Corre-se o risco de se perder um promissor talento. Porque tanto tempo jogado de lado, sem fazer o que mais gosta pode fazer o atleta entrar em depressão, e ai sim, se afundar ainda mais nas drogas. Dois anos depois quem vai querer ele?

Achar que ele só jogou o que jogou porque estava "fumado" é demais para mim. Achar que a solução é simplesmente afasta-lo dos gramados por dois anos, sem auxílio nenhum, é pior ainda.

Falo isso porque nessa quinta-feira, dia 8, Jobson será julgado novamente, dessa vez pelo Pleno do STJD, instância máxima da justiça desportiva brasileira. Ele pode ter sua pena mantida, pode ter sua pena reduzida, mas pode também ser banido do futebol, porque alguns dos auditores acreditam que ele é reincidente, já que foi pego em dois jogos.

No que esses caras acreditam? Que bem eles acham que estão fazendo com isso? Que senso de justiça é esse?

Eu já não sei de mais nada.

Um comentário:

  1. acho que é somente levado em consideração a lei atual mesmo de combate aos usuários. Como ainda n é um problema de saude publica é um problema de segurança e da policia... a suspensao é pra não levar o jogador para um tribunal comum, acho eu. tb não concordo com essa punição... é como rola com os outros cabrobroders... tapar o sol com a peneira é cultural no mundo!

    ResponderExcluir